Novidades

Celebração de Acolhida dos Crismando

CELEBRAÇÃO DE ACOLHIDA

DIR:      Boa noite! Sejam todos bem-vindos! Saudemos uns aos outros com o abraço de paz!

(todos se abraçam ao fundo de uma música).

                Invoquemos junto o Espírito Santo que nos acompanhará por todo esse ano rumo à recepção do sacramento da crisma e do nosso testemunho e compromisso com Jesus.sol

INVOCAÇÃO AO ESPIRITO SANTO

Vinde ó Espírito Santo / Enchei os corações dos vossos fiéis Acendei neles o fogo do vosso amor / Enviai o vosso Espírito e tudo será criado / E renovareis a face da Terra.

DIR: Estamos hoje aqui, para darmos inicio a uma caminhada juntos, rumo a recepção do sacramento da crisma e no  comprometimento com Jesus, o Cristo e Senhor de nossas vidas!

TODOS: Queremos ser ouvintes do Evangelho de Jesus, seguir seus passos, nos comprometer com a vida segundo os planos  de Deus, viver em comunidade, levar a sério nossa religião católica!

CATEQUISTA: Sou o catequista! Aquele que durante o ano vai facilitar na caminhada de vocês, o encontro com Jesus e seu evangelho, dinamizar sua participação na vida da comunidade e cobrar de vocês a seriedade de viver a religião católica no dia a dia.

DIR: Com disposição, acolhamos a palavra que nos guiou durante todo processo de formação de nossa crisma e que agora anima a cada um de vocês, que irão iniciar um novo processo formativo.

LEITOR 1: Leitura do Evangelho segundo João, capitulo 1, verso de 35 a 51.

João 1, 35-51: 35.No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos. 36 Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.» 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. 38 Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?» 39 Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. 41 Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: «Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo).» 42 Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: «Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra).» 43 No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galiléia. Encontrou Filipe e disse: «Siga-me.» 44 Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro. 45 Filipe se encontrou com Natanael e disse: «Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José.» 46 Natanael disse: «De Nazaré pode sair coisa boa?» Filipe respondeu: «Venha, e você verá.» 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» 48 Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.» 49 Natanael respondeu: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» 50 Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas.» 51 E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.»

LEITOR 2: Juntos, vamos meditar esse texto, com a seguinte pergunta na cabeça:

  1. O que estamos procurando, quando resolvemos participar da crisma? Quais as nossas expectativas?
  2. O que é a crisma? O que sei e o que entendo sobre o assunto?
  3. O que entendi dessa leitura? O que significa dizer: “Vinde e vede?! A onde foram os discípulos e o eles viram para sair contando aos outros?

LEITOR 3: Reunidos em plenário, que cada um possa dizer para nós todos, quais foram suas descobertas que possa ajuda-nos no seguimento de Jesus e na participação da crisma durante todo esse ano.

PLENÁRIO: Deixa cada um se expressar, falar….

LEITOR 4: Em resposta de fé, ao chamado de Jesus, cantemos:

CANTO: Eis-me aqui, Senhor ! (bis) Pra fazer tua vontade e viver no teu amor (2x) Eis-me aqui, Senhor!

O Senhor é o pastor que me conduz / por caminhos nunca vistos me enviou / sou chamado a ser fermento / sal e luz e por isso respondi: aqui estou!

CATEQUISTA: Estamos todos aqui por um chamado de Deus! Queremos ouvir seu apelo, queremos responder da melhor forma possível, por isso, no dia a dia de nossa crisma, teremos que cumprir algumas orientações básicas para podermos alcançar nossos objetivos.

  • Duração do curso da crisma… para jovens
  • Dias e horários do encontro
  • Material usado nesse período
  • Exigências mediante as faltas (ausência dos encontros e atividades)
  • Comportamento do grupo e vivencia comunitária (nas celebrações dominicais, viagem, retiros, reunião)

LEITOR 5 : Para nós é motivo de alegria estarmos juntos, vivendo a mesma fé, na comunidade, testemunhando Jesus vivo e ressuscitado. Também é motivo de animação a presença e o testemunho de Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe.

LEITOR 6: Por isso, queremos invocar seu nome e nos consagrar a ela, que sempre escutou a palavra de Deus e aguardava em seu coração, meditando dia-após-dia de sua vida. Rezemos….

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó minha Senhora e também minha mãe, eu me ofereço, inteiramente todo a vós./ E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. /Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. /Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. / Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me, / Como coisa e propriedade vossa. Amém. (bis)

 DIR: O Espírito Santo é quem nos guia, nos recorda tudo o quanto Jesus fez e ensinou. No curso da crisma nos preparamos para receber dele seus dons, sua força, seu sopro e sua unção criadora e restauradora. Pela crisma, receberemos o Espírito Santo da verdade, e ele nos recordará tudo, nos capacitando para o testemunho de Jesus e seu Evangelho na  Igreja e no Mundo. Por isso, invoquemos mais uma vez sua presença e suas bênçãos.,

ORAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO:

Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com Vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós Seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos Vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer, que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

CATEQUISTA: A partir desse momento, sintam-se todos acolhidos para mais uma jornada em suas vidas, onde buscaremos conhecer mais, cada vez mais, a Jesus nosso Senhor, participar de sua comunidade a Igreja, e ser testemunha de seu amor e salvação para o mundo. Conforme o combinado, aqui nos encontraremos cada semana para o curso da crisma, esse momento rico de amizade e de conhecimento, onde faremos o nosso “encontro com o Senhor”.

AVISOS

DIR: Aqui estivemos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Ide em paz e que o bom Deus com seu Espírito esteja sempre conosco. Amém.

CANTO:

  1. Eu vim de longe pra encontrar o meu caminho / tinha um sorrido e o sorriso inda valia / achei difícil a viagem até aqui / mas eu cheguei / mas eu cheguei!
  2. Eu vim depressa, eu não vim de caminhão / eu vim a jato neste asfalto e neste chão / achei difícil a viagem até aqui / mas eu cheguei / mas eu cheguei!
  3. Eu vim por causa daquilo que não se ver / vim nu, descalço, sem dinheiro, e o pior / achei difícil a viagem até aqui / mas eu cheguei / mas eu cheguei!
  4. Eu tive ajuda de quem você não acredita, tive a esperança de chegar até aqui / vim caminhando, aqui estou, me decidir / eu vou ficar, eu vou ficar…

1 Comment on Celebração de Acolhida dos Crismando

  1. Antonieta Maria de Carvalho // 11 de março de 2017 em 19:18 // Responder

    Vou ministrar a preparação pra crisma, amei aqui, encontrei o que preciso, muito obrigado!

Deixe uma resposta