O Sagrado

Por Sebastião Catequista

O “Sagrado” é uma necessidade humana que nos coloca diante do sentido e significado da vida, da existência. Como um “vulcão” adormecido, ele está em cada pessoa humana, podendo ser “despertado” de vários modos. A “religião” “espaço” religioso é um deles, mas não o único. Há outras maneiras “menos religiosas” de despertar no ser humano o “Sagrado” que habita em seu coração e existência. Mas nem sempre os olhares “religiosos” veem ou assim compreendem.

É convicção de que através dos atos religiosos e de seus espaços físicos, psicológicos, sociais e espirituais considerados “sagrados” é que a divindade se “relaciona” conosco seres humanos.

Entretanto, pelo que nos ensina as Escrituras judaico-cristã, o modo como a dividade se relaciona conosco à flor da pele não é a religião em si mesma, mas o próprio Ser Humano. A religião espaço sagrado não é a única e exclusiva expressão dessa relação. É preciso repetir isso incansavelmente! É a lição mais difícil de aprender, sobretudo para uma pessoa arraigadamente religiosa presa as suas tradições.

Na “história” da relação com o “Sagrado” sempre é ele que se revela, que toma a iniciativa. Nós é que ficamos às palpadelas tateando o “Sagrado” nos “sagrados” que inventamos.

O “Sagrado” ora é o “espaço de Deus”, ora é a “própria realidade divina”, ora é o “próprio Deus”. Deus é Sagrado porque é Deus. E sua sacralidade nos impregna e nos marca com o “selo indelével” de sua própria condição, nos elevando assim, no seu Mistério ao mais profundo do Ser. Desse modo, o Ser Humano também é “sagrado”, mas é “sagrado” enquanto “respinga” a “sacralidade de Deus” em nós, enquanto sua própria “imagem e semelhança” distinta do Criador.

E nesse sentido tudo o mais que denota o “sagrado” o é no sentido que expressa nossa relação e capitação do “Sagrado” ainda que de forma imperfeita de nossa parte. Se consideramos espaços e objetos “sagrados” por nos dizer algo do “Sagrado” mais “sagrado” dos “sagrados” é o ser humano. E desse Deus se ocupa desde sempre.

Não foi assim com Jesus? Da hora de levantar ao deitar, ele, Jesus, não fez outra coisa a ser se ocupar com gente, com o ser humano. Não se ocupou com o “sagrado”, sobretudo das tradições, mas com o “humano” em sua finitude, em suas dores, em suas pequenez. O “sagrado” dos “sagrados” era-lhe o humano, pobre, frágil, doente, excluído, a margem do “sagrado” praticado pelos mais arraigadamente religiosos e guardiões da “sagrada tradição” e “vontade de deus”.

Do próprio ser humano emana o “sagrado” que vai ao encontro do próprio “Sagrado” que é Deus. Deus é Sagrado em si mesmo porque é Deus! E segundo essas mesmas divinas e inspiradas Escrituras, sua maior ocupação na existência é sua melhor criação: o ser humano.

Assim nos repete e nos ensina por exemplo, no Primeiro Testamento, o livro dos Salmos; e no Segundo Testamento, Jesus e suas ações que vão até mesmo contra o “sagrado” das tradições para afirmar o valor, a dignidade, a qualidade de vida e o bem-estar humano, sagrado dos sagrados. Depois da “vida” o que mais o “Sagrado” se ocupa é do “humano”. Como explicar isso?

Muitas vezes e de muitos modos, fizemos guerra pelo “sagrado” pois entendiamos que o tal “sagrado” era o espaço da divindade, inclusive sua própria presença e vontade. Mas na verdade o “Sagrado” escapava dessas nossas “ciladas” narrativas do “sagrado” e se ocupava das vítimas, dos oprimidos de nossa própria ignorância e miopia. Ele, o “Sagrado” que está em tudo e em todos, agia perante nossos olhos curando, causando alívio e acalento ao coração em sua dor.

O “Sagrado” também se encontra nos “sagrados” mas, vai além deles, pois sua presença está em tudo e em todos, de forma extraordinária e sacramental no humano e na vida.

Por isso vale apena fazer essa reflexão: Que “sagrado” me humaniza mais? Que “sagrado” me deixa mais perto do Sagrado? E não se trata aqui de escolhas, mas de enxergar e despertar o “Sagrado” mais que nunca e cada vez com mais fé, amor, solidariedade, empatia, compaixão, abertura, humanidade em nós. Dessa forma seremos seu melhor templo e instrumento de relação. Sairemos bem na foto! Assim nos inspira e nos ensina Jesus. Assim nos revela o livro das Origens, livro primeiro das divinas Escrituras judaico-cristã.

Tudo é “sagrado”, inclusive os atos de fé e religião, os espaços religiosos que nos conecta com a divindade e as realidades pelas quais intuímos sacralidade e presença divina, mas nada é mais “sagrado” do que o próprio “ser humano” imagem e semelhança do divino Criador. É pois, no ser humano que melhor se dá a relação com a divindade, com o “Sagrado”.

Todos os outros “sagrados” de certo modo perante o “humano” ficam relativizados quando entendemos que, nele, o Verbo “se fez carne e habitou entre nós” e nós “vimos a sua glória” que nos elevou a condição de “filhos e filhas do Pai no Filho”. Daí se quisermos “entendermos” de Deus e do “Sagrado” teremos que entender de “gente” como nos ensina uma Madre Teresa de Calcutá, uma Irmã Dulce dos Pobres, dos tempos modernos. Por sua fé e seus atos, segundo o testemunho de são Tiago, teremos acesso ao “Sagrado” e serviremos e veremos a Deus como ‘Ele é’.

Cuidar de gente! Cuidar da gente, eis o sagrado dos mais sagrados, religião que agrada a Deus e que nos conecta com o “Sagrado” em sua realidade mais profunda e mistagógica.

Boa “experiência” sacramental para você!

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