Novidades

1Rs 19,1-20: Elias e o encontro com Deus

contemplaçãoLeitura: O que diz o texto?

Após o combate de Elias com os profetas de Baal, a rainha Jezabel recebe do rei Acab a notícia de sua derrota no conflito com Elias. A rainha manda avisar ao profeta que Ele não terá mais tempo de vida. Elias ao receber a notícia foge para o deserto, para a montanha do Horeb. Em sua viagem, pára em Bersabéia para em seguida entrar deserto adentro. No caminho, cansado, pára junto ao pé de junípero. Entra em desespero e pede a morte. O cansaço o faz dormir, porém, um anjo lhe aparece e lhe dá pão por comida e água por bebida. Admoesta-o a continuar o seu caminho até a montanha de Deus.

Elias levanta e segue seu caminho. Ao chegar, se refugia numa gruta. Aí a palavra de Deus lhe é dirigida, Elias vê o lascão da terra em fogo através do terremoto; vê o furacão dos ventos; e por fim ao longe, no mar, vê uma brisa suave e leve, cobre o rosto, por saber que é Deus que lhe vem ao encontro. Ai Deus lhe fala e o envia em missão.

 Meditação:(O que o texto diz pra mim?)

  1. O que está acontecendo no texto?
  2. Em que período se passa a história?
  3. Quem são os personagens?
  4. O que faz cada um? Porque?
  5. O que representam o junípero, o anjo, os alimentos (pão/água), o deserto, a gruta o terremoto, o furacão e a brisa leve? (leitura lúdica e hermenêutica: pessoas, espaço, tempo, desejos, situações; pensamentos)
  6. Quais os resultados desse encontro? Que nome poderíamos dá a essa história?

Oração: ( O que o texto me faz dizer a Deus?)

Senhor, iluminai com seu Espírito, nossa mente e coração para que em meio aos conflitos cotidiano possamos te enxergar e dá-nos força, coragem e lucidez, faze-nos vencer o medo, trilhar o caminho destemido e contigo vencer o mal. Te pedimos, por amor ao Pai, com a ajuda do Espírito Santo, pela interseção de Maria, mãe. Amém.

Contemplação ( O que o texto me faz enxergar pra vida?)

“Eu me consumo de ardente zelo por Javé dos Exércitos.” (1Rs 19,9b)

Deixe uma resposta