Novidades

Pastoral de Catequese Adulta

           lendoabiblia Apresentamos aqui algumas pinceladas da pastoral de catequese com adultos. Não a definimos porque não é o objetivo desse artigo, para isto é bom ver os documentos: Diretório Nacional de Catequese e os subsídios da 3ª Semana Brasileira de Catequese. Nosso intento é bem mais modesto: ajudar aos que fazem catequese com adultos, a tomar convicção de sua tarefa enquanto catequista de adultos.

            Toda atividade regular dos catequistas ou de agentes de pastoral com um grupo de pessoas adultas constitui-se numa catequese de adulto. Exemplo: quando um grupo em casa de família reúne-se regularmente para rezar (terço, círculo bíblico, novena) e ouvir a palavra de Deus; quando a partir de uma necessidade do grupo (movimentos, pastorais, evangelização) aprofundar temas da fé cristã; quando realizam visitas esporádicas de evangelização principalmente nos momentos fortes; quando grupos prescindido da oração do terço, palestram sobre outros temas na capela ou igreja; quando casais reúne-se após o ECC e cumprido o seu ritual percebe que precisam de algo mais profundo para aprofundar sua caminhada e espiritualidade; quando um grupo de pessoas encontram-se para estudar a bíblia sem nenhum vínculo com outro movimento, pastoral ou outro grupo qualquer, etc. Todos esses exemplos nos dão uma idéia do que é a catequese de adulto em certos aspectos, uma vez que a catequese é muito ampla e como dimensão perpassa toda a vida da igreja, a vida toda.

            Então, temos uma tarefa a destrinchar! Primeiro, é fazer com que os agentes, leigos, coordenadores desses grupos e realidade entendam juntamente com os seus associados que isto é catequese e que ele, ele especificamente, está fazendo o papel de catequista, logo ele é catequista de adulto e automaticamente faz parte da Dimensão Bíblica Catequética, como é chamada oficialmente a Pastoral de Catequese no Brasil. Segundo, enquanto catequista e o grupo do qual faz parte, devem entender que sua ação é catequese e essa catequese não é necessariamente para a preparação e recepção de algum sacramento especifico, mas que é uma catequese vivencial de preparação para a vida e para “dar razão de sua fé” aos questionamentos da vida e das pessoas de fora do âmbito da comunidade cristã, a Igreja.

            Diante disso, nasce a preocupação de organizar para fins pedagógico e pastoral esses grupos e lideranças como uma ação especifica da Dimensão Bíblica Catequética: a Catequese de Adultos. Então, na paróquia que existe essa realidade, é preciso que o padre e o seu conselho pastoral reconheçam, oriente, organize e estabeleça a Catequese de Adultos e como nos diz o DNC, invista essas lideranças de seu ministério catequético seja de forma temporária ou permanente em alguns casos, conforme a realidade. Não somos nós que devemos dizer o que fazer, mas cada diocese, paróquia, conforme orientação maior, encontrada nos documentos da Igreja do Brasil.

            Nossa contribuição aqui é modesta, que ajudar a entender esse processo e conscientizar os agentes de pastoral como também os catequistas que já fazem esse trabalho. Que juntos possamos contribuir para que a Catequese Renovada possa abrilhantar cada vez o rosto de nossa Igreja mãe e fazer de cristãos militantes verdadeiros discípulos de Jesus, pelo encontro pessoal com Ele. Amém.

Para ajudar a refletir:

  1. Sua paróquia tem catequese com adulto?
  2. Conhece alguém que faz catequese com adulto, mas não sabe?
  3. O que os documentos falam de catequese com adultos?

1 Comment on Pastoral de Catequese Adulta

  1. Adão Cândido // 7 de Maio de 2016 em 22:39 // Responder

    Gostei do site muito bom tirei algumas duvidas, lendo alguns artigos sobre catequese, continuem assim Deus abençoe a todos que idealizaram este site.

Deixe uma resposta