Novidades

Ministério da Coordenação na Catequese.

Por: Maria do Socorro Santos.

grupo4Com esse texto, queremos ajudar aos catequistas com alguns elementos que iluminam o ministério da coordenação da catequese. Vejamos.

No conjunto dos Ministérios e serviços da Igreja Particular Paróquia destaca-se o Ministério da Catequese como:

  • Um Serviço único: Porque realizado em conjunto com a Comunidade, com os Catequistas, Religiosos, o Padre em comunhão com o Bispo; é um serviço único também, por ter uma linguagem, uma metodologia e uma organização e conteúdo próprio.
  • Um Serviço Eclesial: Como ação evangelizadora básica. Indispensável para o crescimento de toda a Igreja.
  • Um Serviço de Organização: Para alcançar seus objetivos, precisa de planejamento e formação.

A Bíblia nos ajuda a pensar na importância da coordenação e liderança, aconselhando-nos a fazer o seguinte:

“Escolha entre o povo homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Se você fizer assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo voltará para casa em paz”( Ex 18,21-23).

Para realizar a missão catequética com eficiência, é necessário que o grupo de catequistas tenha uma coordenação. Pois a prática de coordenar a Catequese está exigindo maior reflexão e aprofundamento.

A Palavra Ministério, no Aurélio significa cargo, incumbência, função ou então carisma, força divina conferida a uma pessoa em vista da necessidade de uma Comunidade ou de um grupo.

A palavra “coordenar” vem do latim “coordenactio” que significa dispor a ordem, organizar. Portanto, coordenar é organizar o conjunto, pôr em ordem o que está desordenado. É a cooperação, a corresponsabilidade entre iguais.

O Ministério da Coordenação tem como pressuposto a ação do povo de Deus, participante do tríplice múnus de Cristo: Sacerdote, Profeta e Pastor (cf 1Pd 2,5; Rm 12,1-2).

Coordenar é fazer com que as atividades catequéticas tenham começo, meio e fim para que haja maior aproveitamento do grupo. Não há receitas prontas; é necessário viver a coordenação, treinar a coordenação. Os líderes devem ser escolhidos pela comunidade para formar a equipe de coordenação. O coordenador nunca deve trabalhar sozinha. A equipe de coordenação deve dá espaço para que todos participem com suas opiniões, facilitando o trabalho do grupo e ajudando as pessoas a se tornarem corresponsáveis.

O Exercício do Ministério da Coordenação da Catequese.

Coordenar a catequese é exercer um ministério que implica em organizar, animar, acompanhar, planejar, avaliar e manter viva a caminhada da Catequese em sintonia com as diretrizes e prioridades da Igreja. Trata-se de um serviço que integra todas as forças vivas da catequese como: Catequistas, Pais Mães, Catequizando. Toda missão comum da educação da fé. É um ministério que existe em função da unidade da fé que sustenta as ações da Igreja. Devem ser exercidos em equipe num processo de participação e comunhão com a Comunidade, com o Padre.

Ministro é alguém que exerce uma missão em nome de alguém responsável por aquela missão. No exercício da catequese ou da sua coordenação somos ministros de Deus junto aos catequizandos, catequistas e Comunidades. É em nome de Deus e da Igreja que exercemos esta missão. Isso exige de nós competência, responsabilidade e espiritualidade.

Para Refletir:

  • O que entendemos por Ministério ou Coordenação?
  • Qual a missão a ser cumprida pela equipe de Coordenação?
  • Que qualidades e atitudes são necessárias a quem exerce este ministério?

A Equipe de Coordenação está a Serviço:

  • Das pessoas: Acolhe, anima, confia, faz crescer o grupo de Catequistas; compartilha a vida, escuta as alegrias e dificuldades, valoriza as pessoas; elimina o medo e é solidária.
  • Da Comunidade catequizadora e dos Catequistas: Interessa-se pelo bom andamento da Catequese, sente-se participante; conhece, articula, preocupa-se pela formação dos catequistas.
  • Da reunião: Prepara a reunião, anima, procura conhecer dinâmicas de animação para melhor acolher o grupo, exigindo responsabilidade e participação dos catequistas. Numa reunião, a falta de coordenação causa perda de tempo, desperdício e frustração.

Para Refletir:

  • De que maneira posso ajudar a melhorar o jeito de coordenar a catequese na minha Paróquia?

Descubra o Coordenador que está dentro de Você!

O coordenador é aquele que acredita na missão de comunicador e transmite a mensagem com entusiasmo contagiante, fazendo com que todos os membros da equipe tenham coragem, tomem decididamente iniciativa e consigam vencer as dificuldades inerentes ao empreendimento.

O Coordenador é um Animador. E o animador é uma pessoa e não um instrumento de trabalho. Animar significa dar vida, criar ambiente propício para o crescimento das pessoas e para que a comunidade alcance os objetivos próprios. Animar significa incentivar o crescimento da amizade entre as pessoas do grupo.

O Coordenador é aquele que tem conhecimento não só das qualidades das pessoas, como também da vida da Igreja. Por isso, tem confiança que, propondo e abrindo caminhos para a esperança, sustenta a ação. Para acontecer tudo isso, deve procurar participar de treinamentos, buscando uma crescente formação na arte de coordenar.

Compromissos da Equipe de Coordenação!

  • Elaborar, de maneira participativa, o projeto para a catequese, destacando o objetivo, planejamento participativo, as ações concretas, as reuniões avaliações periódicas.
  • Promover bom relacionamento entre as pessoas para que caminhem de mãos unidas. Valorizar as experiências pessoais e grupais, promovendo novos líderes dentro do grupo.
  • Contornar conflitos entre catequistas, pais, catequizandos e membros da Comunidade, estando sempre aberta para o pluralismo e para enfrentar as resistências.
  • Incentivar toda a Comunidade para que os seus membros se sintam responsáveis, assumindo também a missão catequizadora.
  • Preparar junto com o Padre e com os catequistas, um programa de formação e acompanhamento dos catequistas.
  • Estabelecer critérios para a missão e formação dos catequistas.
  • Providenciar o material necessário para o bom andamento da Catequese.
  • Ser presença, força, apoio, estímulo aos catequistas novos e jovens.
  • Fortalecer a criatividade: ter amor criativo para fazer crescer a catequese comunitária.

Portanto:

  • Coordenar é servir em lugar de dominar;
  • Coordenar é buscar os pontos comuns em função da unidade.
  • Coordenar é incentivar a participação de todos;
  • Coordenar é administrar os conflitos e as tenções.

A Prática de Jesus ilumina nossa Prática.

Jesus Cristo não quis assumir sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mt 1,16-20; 3,13-19; Jo 1,35-51). Com eles foi criando a Comunidade. A sua primeira preocupação foi com as pessoas, procurando estabelecer um relacionamento de amizade, conquistando a confiança de cada um e procurando torna-los dignos de sua confiança. “Chamei vocês de amigos, porque tudo que ouvi do meu Pai eu vos fiz conhecer”(Jo 15,51). Assim Jesus ia tecendo lentamente uma rede de relacionamentos interpessoais. Jesus conhece as pessoas pelo nome, respeita o modo de ser de cada uma. Diante dos desafios da realidade do povo sofrido, chama os discípulos a responsabilidade. Dai-lhes vós mesmos de comer (Mc 6,37).

Eis, pois, alguns elementos de orientação para os catequistas e para a coordenação. Em nossa prática pastoral temos dia a dia orientado nossa gente de modo simples e eficaz. Como podem ver, é necessária uma coordenação no serviço da catequese e que essa coordenação possa ajudar a dar passos na construção do reino em sua realidade local. Nossos bispos e documentos da igreja, de modo especial os documentos da catequese, tem dado bastante ênfases à essa realidade e aqui, expomos alguns desses elementos. Vamos lá catequistas… Construamos o reino!

2 Comments on Ministério da Coordenação na Catequese.

  1. Silvia Maria Russo // 1 de setembro de 2017 em 18:16 // Responder

    Obrigada pela preciosa ajuda. Veio em boa hora!! Deus a abençoe sempre.

  2. Gostei muito, e gostaria que me ajudassem a coordenar, me enviando informações sobre como coordenar.

Deixe uma resposta