Novidades

Maria, a intercessora.

nossasenhoraintercessoraÉ sabido por todos que Maria, mãe de Jesus, tem fama de milagreira e intercessora. Basta ver os santuários, aparições, e testemunhas de seus filhos mais devotos, alguns inclusive bem exagerados nesse quesito. Mas, quem não o seria? Também muitos de nós, religiosos ou não, somos excessivamente exagerados ao ponto de cometer o cumulo de atitudes algumas das mais sem sentido para não falar bizarra e estupidas com nossos ídolos atores de cinema, novelas, e cantores populares dos mais diversos ritmos da música e cultura brasileira. O dito pelo não dito, todos temos lá nossos exageros. Mas digo isso não como forma de crítica ou porque quero justificar os que assim agem em relação a boa Mãe, não, isso não. Quero e isso sim, tão somente frisar que, tanto amor assim esconde uma verdade: o tanto que aquela personagem significa para mim, para nós, em nossas experiências de vida e existencial.

            Maria é historicamente a mais que está no topo, já ultrapassou milhões de vezes seu próprio best-seller, nunca saiu do pódio número um. E isso, não ofusca o brilho do filho. Todos os seus devotos sabem: Ele, o filho, é Salvador. Só ele salva. Só ele é mediação entre Deus e o homem. Todos sabem disso. Entretanto, depois de Jesus, não há pessoa melhor que Maria, para interceder por nós. Nisso ela faz toda a diferença e tem sua fama em alta lá com Deus e cá entre nós. Afinal de contas, quem por um milésimo de segundos, nunca pensou ou não pediu a intercessão da boa mãe?

            Ela é a nossa melhor intercessora. Se nas cartas paulinas são Paulo fala da oração de intercessão dos santos (e santo aqui, é nome dado aos cristãos das comunidades) que tem poder e atravessa por Jesus aos céus, imagine a mãe… por isso, minha reflexão e partilha vai nessa linha: Maria, a intercessora. Disso ela entende bem. Confira: João, 2.1-12.

            Naturalmente ela é mãe que cuida do filho, mas uma vez que o filho nos deu ela por mãe, quando estava na cruz (Jo 19,25-27) ela já não tem mais um filho mais milhões de filhos, e como mãe sabe cuidar, ouvir, escutar e dá o melhor para nós: Deus.

            Ela é por natureza intercessora e quem pede a mãe o filho atende, alguém já disse por aí. Então, pelo sim ou pelo não, santa Maria, mãe de Jesus, rogai por nós!

            O resto? Bem, é questão de fé!

Deixe uma resposta