Novidades

Os discípulos e discípulas de Jesus

Série de Textos de Estudos Bíblico 5ª Texto: Os discípulos e discípulas de Jesus

estudos_biblicosOs discípulos e discípulas de Jesus foram pessoas do povo que também como o povo esperavam o Reino de Deus e seu Messias. De algum modo todos foram chamados por Jesus e responderam o seu sim por acreditar que nele havia algo de Deus. De fato, não o sabiam explicar mas era forte sua intuição a respeito do Nazareno. Partindo dos textos de Mateus 4,18-22; Marcos 3,13-19; Lucas 8, 1-3; 10, 1-11; e João 1,35-51 tecemos esse comentário vocacional e testemunho de fé.

Os discípulos e discípulas de Jesus

Jesus prega o reino de Deus no meio do povo. Isso é evangelho – boa notícia. Deus derramando sua misericórdia na vida do povo. Ele chama todo povo à conversão – que é novo estilo de vida. Ele não faz isso sozinho. Organiza um grupo e chama para si, para aprender com ele, e depois, os envia para o meio do povo – discípulos e discípulas, dos quais doze é o núcleo de sua comunidade iniciante.

E qual a missão dos discípulos e discípulas? Qual a missão dos doze?

Para cada um houve um chamado, uma escolha. Pelo que você viu nos textos acima todos foram chamados “para estar” com o mestre, para depois “serem enviados”. E na escola de Jesus eles aprenderam o essencial: acolher os pobres marginalizados, doentes, excluídos, possessos, e sedentos de Deus. Aprenderam a dar e a alimentar a esperança dos que buscam a face misericordiosa de Deus (cf. Mt 10, 5-16). Também aprenderam a denunciar as injustiças e a perdoar o pecador arrependido (cf. Jo 20, 21-23). E mais, aprenderam depois com a presença do Espírito em suas vidas, que Jesus era a presença julgadora e misericordiosa de Deus no meio do povo (cf. Lc 1, 78). Eis, a missão dos discípulos e discípulas, a missão dos doze.

Nos textos, você pode ver a história do chamado e os desafios que os enviados tiveram que enfrentar. Foi um laboratório, uma prova para o que mais tarde estava por vir. E uma das coisas que os enviados tiveram que passar foi pôr toda a sua confiança e fé no Senhor.

E os discípulos tiveram dúvidas? Sim, tiveram (cf. Jo 6,59-64); e os doze apesar de não compreender claramente, ainda assim acreditaram com toda sua vida (cf. Jo 6,67-71); como também na hora do perigo abandonaram o mestre (cf. Mc 14,50); mas, que perceberam o quanto ele era especial e voltaram a se reencontrar com ele (cf. Mt 28, 10.16-17s) estando dispostos a receber o Espírito e dar suas vidas por Jesus e por sua causa, o Reino (cf. Atos 1,6-9.12-14).

E quem são os Doze? Segundo Mateus 10, 2-4, são eles: Simão Pedro; André seu irmão; os irmãos Tiago e João; Filipe; Bartolomeu (Natanael); Tomé; Mateus ou Levi; Tiago; Judas Tadeu; Simão o zelota, Judas Iscariotes (depois substituído por Matias. Cf. Atos 1,23-26).

Também, encontramos nos textos bíblicos as discípulas do Senhor, que o servia com seus bens e muitas vezes o acompanharam pelos caminhos, povoados e cidades (cf. Mc 15, 41; Lc 23, 49). Eis alguns nomes: Maria Madalena; Joana mulher de Cuza; Susana; Maria mãe de Tiago e José; uma outra Maria (cf. Lc 8,1-3; Mt 27,55-56), etc.

Com bem poucas exceções todos os discípulos e discípulas do Senhor foram mártires, morreram dando sua vida por causa do Evangelho e de Jesus. Segundo uma antiga tradição, João apóstolo e evangelista que escreveu o livro do evangelho que leva seu nome e o livro do Apocalipse, morreu em idade avançada. E a crença comum é que foi porque cuidou da mãe do Senhor até a sua dormição e elevação na glória.

Para aprofundar

1. Você sabe de cor os nomes dos Doze? Que tal exercitar a memória repetindo seus nomes por alguns instantes?

2. Havia três apóstolos que eram mais íntimos em sua amizade com Jesus. Quais eram eles?

3. Você sabe algumas características dos doze? Por exemplo, Judas tomava conta da bolsa e administrava a economia do grupo; Filipe ajudou a resolver o problema da fome quando da multiplicação dos pães, achando uma pessoa (um garoto) que tinha mantimentos. E os demais apóstolos Pedro, Tiago, João, Tomé, Natanael…? O que você pode dizer sobre eles e os demais?

4. Rezar o texto de Salmo 139 (138)

5. Procure em sites católico da internet e vídeos no Youtube sobre a vida (a morte) dos apóstolos. Como deram testemunho do Senhor.

Deixe uma resposta