Novidades

Lc 4,18-19. O programa de Jesus – V: O espirito me ungiu para proclamar um ano de Graça do Senhor

Por: Padre Guilherme Gomes*

“O Espirito me ungiu para (…) proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18). Que significa isso? Um ano de graças do Senhor quer dizer para nós que, uma vez acontecido tudo o que foi anunciado anteriormente, Deus fornece um tempo de total bonança. Ele escancara o coração dele para entregar tudo o que é bom para nós: Desde a graça santificante que implica o perdão de nossos pecados e a presença dele em nós, dando a força necessária para realizarmos de maneira plena tudo aquilo que Ele programou para cada um de nós. É mesmo um tempo de abundância total, um tempo de graças. A expressão “ano” na Bíblia Sagrada quer dizer isso: Um período de tempo suficiente para a realização do que Deus proclamou. Um dia para Deus, diz a Sagrada Escritura, é como mil anos (Cf. 2 Pd 3,8). Naturalmente para nós que vivemos a última etapa da história da salvação (cf. 1Jo 2,18), esse ano de graças do Senhor vai até o final dos tempos, quando se consumará a história da salvação selada pelo juízo final, que Jesus proclamará solenemente numa demonstração pública de sua vitória sobre as forças do mal (Cf. Mt 25, 31-46 e 2 Tes 2, 3-8). Aí sim, o ano da graça do Senhor desabrocha na eternidade, onde viveremos para sempre em plena felicidade, no convívio direto com Jesus, vendo-o tal como Ele é (Cf. 1 Jo 3,2).
Chegamos, finalmente, ao 6° (sexto) e último item da programação da ação de Jesus neste mundo, passada mediante a unção do Espirito Santo.

_____________________________________________________

  • Padre, monsenhor emérito da Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo. Há muito anos trabalha junto a população pobre da paróquia. Na coluna Lectio Divina com sua autorização, publicamos suas meditações sobre Lucas  capítulo 4, verso de 18 a 19,  para apreciação de nossos leitores. Visite seu blog: Blog do Padre Guilherme

Deixe uma resposta