Novidades

Minha alma engrandece o Senhor.

cantodemariaAmigo internauta, os salmos estão cheios de oração cujo espírito mostra a grandeza da alma em reconhecer o divino criador e seus atos de amor, compaixão e bondade. São louvores, ação de graças e poesias que revelam o amor e a gratidão da criatura para com o criador, e quanto temos para agradecer…

Maria, mãe de Jesus e nossa, assim reza a fé crente, passou toda a sua vida em ação de graças pelo amor de Deus derramado em sua vida. Desde pequenina aprendeu a ser assim. Tão logo compreendeu desde pequenina que a vida só tinha sentido com Ele, para Ele e n’Ele. Algo invejável a qualquer místico… Favoráveis foram o chão, o berço em que ela viveu: um povo e família cujo sentido da vida, do levantar ao deitar, do nascer ao pôr do sol é viver exclusivamente para o seu Deus. Não há outro sentido, no decorrer dos dias da existência… e cada um tem um norte a lhe guiar: a Lei, a Torah! Mas, Maria era naturalmente mais simples. Não se sabe se sabia ler, se tinha uma cultura rabínica, provavelmente, não. Mas a educação das mulheres e em especial de Maria, fora toda calcada nas Escrituras e no que há de melhor, nela: viver para Deus. E isso Maria soube ser criativa, contemplativa e perspicaz desde pequena.

            No canto do Magnifica, como é chamado, seu primeiro verso nos diz: “A minha alma engradece o Senhor” (Lc 1,46). A vida toda e toda vida de Maria sempre foi um canto puro de ação de graças ao bom Deus. Ela como ninguém soube cantar agradecida a Deus pelo dom da vida. Teve escola! Mas sua genialidade era tal, que Lucas em sua teologia lhe captou divinamente inspirado, o essencial. Esse verso nos remete a muito antes de Maria ser chamada para ser mãe, nos revela algo de sua particularidade: saber viver agradecidamente. E isso, irmãos, amigos internautas, se aprende, precisamos aprender. Por isso, trago a você nestas linhas minha contemplação: Em Maria podemos aprender a viver agradecidamente, no silêncio do nosso coração, na intimidade do mais profundo Eu, e como aconteceu com Ela, Ele que tudo vê, nos dará o necessário: Seu mais íntimo e perfeito amor, como nunca sentido antes.

            Aprendamos, pois, de Maria e com os salmos a louvar, bendizer e agradecer a Deus, pois aí teremos outros olhos no enxergar da vida.

            “Louvado sejas meu Senhor!

Deixe uma resposta