Por: Maria do Socorro Santos
Os Sacramentos da Iniciação Cristã
Pelos Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Crisma e Eucaristia – são colocados os fundamentos de toda vida Cristã. “A participação na Natureza Divina, que os homens recebem como Dom, mediante a graça de Cristo, apresenta uma certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. Os fiéis, de fato renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo Sacramento da Crisma ( Confirmação) e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna a Eucaristia. Assim, por efeito destes Sacramentos da Iniciação Cristã, estão em condições de saborear cada vez mais o tesouro da Vida Divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade”. (CIC 1212).
Como se chama e o que faz em nós o primeiro Sacramento? Quais as exigências e consequências para quem o recebe?
Ele é denominado Batismo com base no Rito Central pelo qual é realizado: batizar (“baptizein” em grego) significa “mergulhar”, “emergir”; o “mergulho”, na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com ele ressuscita, como nova criatura. ( 2Cor 5,17; Gl 6,15) (CIC 1214).
Este Sacramento é também chamado “ O Banho da Regeneração e da Renovação no Espírito” (Tt 3,5), pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5) entrada para aqueles a quem a Boa Nova foi Anunciada. (CIC 1215).
Este banho é chamado Iluminação porque aqueles que recebem este ensinamento ( Catequético) têm o espírito iluminado… Depois de receber o batismo o verbo da Luz, “a Luz Verdadeira que ilumina todo o homem” (Jo 1,9), o batizado, “após ter sido iluminado” (Heb 10,32), se converte em “filho da Luz” (1Ts 5,5), e em “Luz” ele mesmo (Ef 5,8). ( CIC 1216). O Batismo é o mais belo e o mais magnifico Dom de Deus, […]. Chamamo-lo de Dom, Graça, Unção, Iluminação, Veste de Incorruptibilidade, Banho de Regeneração, Selo, e tudo que existe de mais precioso.
- Dom – porque é conferido aqueles que nada trazem;
- Graça – porque é dado até a culpados…
- Batismo – porque o pecado é sepultado na água;
- Unção – porque é sagrado e régio ( tais são os que são ungidos).
- Iluminação – porque é luz resplandecente;
- Veste – porque cobre a nossa vergonha;
- Banho – porque lava.
- Selo – porque nos guarda e é o sinal do Senhorio de Deus.
O Batismo é o fundamento de toda a vida, o pórtico da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais Sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos membros do Corpo de Cristo – a Igreja e feitos participantes da missão do Mestre. “Bapitismus est sacramentum regenerationis per verb.” –“ O Batismo dá regeneração pela água na Palavra” (CIC 1213).
Muitos, entretanto, não conhecem essa realidade e não pensam assim. O Batismo é o Sacramento mais procurado pelos brasileiros. Mais de 85% de nossa população é batizada. No meio do povo, porém persiste opinião e compreensão sendo algumas positivas e outras bem distantes do que seja e do que faz o batismo. Citemos algumas dessas opiniões e compreensões:
- É preciso batizar a criança para que ela não fique “bicho bruto”; Ou para afastar o “mau-olhado”; ou ainda para tirar “o azar”. Também para não morrer “pagã”; ter “saúde”…
- Que a criança tenha um padrinho forte, “Rico”, e ganhe muitos presentes.
- Batizar apenas para cumprir um preceito da Igreja, como uma obrigação.
- O Batismo é para quem tem Fé em Jesus, e para quem se compromete com os outros, e vive a Fé numa Comunidade.
Pelo Batismo, festejamos nossa nova vida que ressurge da morte. Com ele, abandonamos aos ídolos e passamos para a verdadeira vida e para o Deus Vivo e Verdadeiro. Esta é a grande luta do Cristão e da Cristã. O Batismo dá início a essa luta.
E o que é o Ídolo? É tudo aquilo que faz agente desistir da luta, acomodar-se, ser escravo; é toda força que traz a morte. É a força que faz agente encher-se de outras coisas e se esvaziar de Deus, que é a Verdadeira Vida. É tudo aquilo que na vida da gente substitui Deus.
Ao sermos batizados em Nome de Deus que Jesus Cristo nos revela, recebemos o Espírito Santo para lutar; para fazer na vida da gente a grande passagem de Jesus; da morte para a ressurreição, a vida nova. A Vida Nova recebida no Batismo põe a pessoa dentro da Comunidade, na Comunidade e com a Comunidade, o novo cristão vai encontrar apoio para ser fiel a Deus e não retornar aos ídolos, isto é luta diária de todo cristão verdadeiro e de toda Comunidade cristã verdadeira.
O Compromisso do Batismo!
Cada Sacramento tem suas exigências, o Batismo pede daquele que o deseja, para entrar no caminho dos seguidores de Jesus, a fé, crê no Evangelho (Mc 16,16), conhecer e guardar os Mandamentos de Jesus ( Mt 28,19-20). No caso de batismo de crianças, é dever dos pais e padrinhos educar a criança para cumprir esse compromisso.
Quem pode receber o batismo?
Qualquer pessoa que conheceu e se encantou pela pessoa e prática de Jesus, bem como pelo anuncio do Reino. Famílias inteiras nos primórdios das comunidades cristãs pediram o batismo. Aí tinha crianças, jovens, adultos, idosos, escravos, etc. Hoje, como no início, a Igreja tem um contexto diferente e desafiador. E nesse contexto de hoje, ela tem um olhar especial pelos adultos: o Catecumenato ( Preparação para o Batismo) ocupa então um lugar importante ( CIC 247).
O Catecumenato, ou formação dos Catecúmenos, tem por finalidade permitir e estes últimos, em resposta a iniciativa divina e em união com uma Comunidade Eclesial, que levem á conversão, a Fé, á maturidade. Trata-se de uma “formação de vida cristã integral (…) pela qual os discípulos são unidos a Cristo, seu Mestre. Por isso, os Catecúmenos devem ser iniciados (…) nos Mistérios da Salvação e na prática de uma vida evangelizada, e introduzidos, mediante a Ritos Sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida de Fé, da Liturgia e da Caridade do povo de Deus” (CIC 248).
Efeitos do Batismo
A Graça do Batismo. Os diferentes efeitos do Batismo são significados pelos elementos sensíveis do Rito sacramental. O mergulho na água faz apelo ao simbolismo da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação. Os dois efeitos principais são, pois, a purificação dos pecados e o Novo Nascimento no Espírito Santo. (CIC 1262)
Para remissão dos pecados. Pelo Batismo todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas do pecado. Com efeito, naqueles que foram regenerados não resta nada que os impeça de entrar no Reino de Deus: nem o pecado de Adão, nem o pecado pessoal, nem as sequelas do pecado, das quais a mais grave é a separação de Deus.
No Batismo, porém, certas consequências temporais do pecado permanecem, tais como sofrimentos, doenças, morte, ou as fragilidades inerentes á vida, como as fraquezas de caráter, etc. Assim como a propensão ao pecado, que a tradição chama de concupiscência, ou, metaforicamente, o “incentivo do pecado” (“fomes peccati”): “deixada para os nossos combates, a concupiscência não é capaz de prejudicar aqueles que, não consentindo nela, resistem com coragem pela graça de Cristo. Mas ainda: ‘aquele que tiver combatido segundo as regras será coroado’ (2Tm 2,5)”. (CIC 1264)
Uma Criatura Nova.
O Batismo não somente purifica de todos os pecados como também faz do neófito “uma criatura Nova” (2Cor 5,17), o filho adotivo de Deus que se tornou “Participante da natureza divina” ( 2Pd 1,4), membro de Cristo e co-herdeiro com ele ( Rm 8,17), templo do Espírito Santo. Por isso, que esse sacramento só se recebe uma vez por todas e para sempre.
Parte central da celebração do batismo:
Para batiza faz assim: fala o Nome da pessoa e confirma dizendo: Eu Te Batizo Em Nome Do Pai ( Derrama Água) E Do Filho ( Derrama Água) E Do Espírito Santo ( derrama água). Normalmente o Ministro do Batismo é o Bispo, o Padre e o Diácono. Mas em caso de necessidade urgente, qualquer pessoa pode batizar, fazendo como foi dito acima. Depois deve se avisar ao Padre da Paróquia e seguir as orientações. Em outras necessidades Pastorais outras pessoas devidamente preparadas e delegadas pelo Padre ou pelo Bispo podem batizar.
O Batismo Nas Outras Igrejas Cristãs.
Um estudo dos ritos de administração do Batismo entre os cristãos de outras confissões no Brasil concluiu o seguinte:
- Diversas Igrejas batizam validamente; por esta razão um cristão batizado numa delas não pode ser novamente rebatizado. Essas igrejas são:
- Igrejas Orientais ( Ortodoxas);
- Igreja Vétero Católica;
- Igreja Metodista;
- Igreja de Confissão Luterana do Brasil ( ICLB)
- Há diversas Igrejas nas quais, embora não se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido á concepção Teológica que têm do Batismo, por exemplo, que o Batismo não justifica e por isso, não é tão necessário, alguns Pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito. Também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada, segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição. Essas Igrejas são:
- Igreja Presbiteriana;
- Igrejas Batistas;
- Igrejas congregacionalistas;
- Igrejas Adventistas;
- Igrejas Metodistas.
A maioria das Igrejas Pentecostais: Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja Deus é Amor, Igreja Evangélica Pentecostal o Brasil para Cristo, Exército da Salvação
- Há Igreja que se pode prudentemente duvidar e, por esta razão, requer-se, como regra geral, a administração de um novo Batismo, sob condição. Essas Igrejas São:
- Igreja Pentecostal Unida do Brasil
- Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
- As “igrejas brasileiras”…
- Com certeza batizam invalidamente: Testemunhas de Jeová ( negam a fé na Trindade). E Ciência cristã ( o rito que praticam, sob forma de batismo, tem matéria e forma certamente inválidas.
Parabéns pela matéria publicada. Sou catequista e o material será de muita utilidade na formação de pais e padrinhos. Deus os abençoe..
Bom dia, meu nome é Veríssimo, estou muito admirado com o grande conteúdo desse SITE, gostaria de saber se ele vai estar sempre disponível para qualquer pessoa acessar e fazer estudar ou fazer consulta ou se é só por um tempo e depois agente vai ter que pagar para ter acesso
Caro Veríssimo: Obrigado pela visita. O site já está “no ar” a mais de dez anos, seus conteúdos são acessados gratuitamente. E trabalhamos para ser sempre assim. O site foi elaborado com muito amor, como um serviço à fé e aos sedentos que buscam um conteúdo sério, respeitoso, aberto, e provocador de novas buscas. A pesar de ser de matriz Católico Romano é aberto ao diálogo religioso e ecumênico. Várias mãos orando ou escrevendo colabora nessa obra. Contamos com sua oração e divulgação. Se foi bom para você, será bom para tantos outros que buscam algo que lhe faça crescer como pessoa amorosa, solidária, humana, espiritual, comprometida com a vida e com o planeta. Obrigado! Volte sempre!