Por: Sebastião Catequista.
Nesse artigo abordamos o tema das aptidões ou qualidades do cristão diante do chamado de Deus na vida pessoal e comunitária. São três artigos em que abordamos alguns aspectos desse chamado. Aqui temos o segundo texto.
Sugerimos a leitura dos textos bíblicos de Mateus 8,5-13; Lucas 10, 38-42; 18,35-43; 21,1-4. E a leituras dos seguintes parágrafos dos Documentos: Catequese Renovada: 144-151; Diretório Nacional de Catequese: 242-245;261-269; Diretório para a Catequese:110-113. A partir desses textos contextualizando o chamado e as qualidades que daí decorrem tecemos a seguinte reflexão e provocação a seguir.
Todo aquele que é chamado possui qualidades. Estas qualidades aparecem no desenvolvimento da caminhada. Olhando os exemplos bíblicos se percebe algumas dessas qualidades: a fé do soldado romano elogiado por Jesus; os olhos abertos para enxergar o que se passa ao redor, como o fez o cego de Jericó; o desprendimento da viúva; a disposição em servir como fez Marta e, o exercício do silêncio e escuta como fez Maria sua irmã.
Fé, discernimento, desprendimento, escuta, silêncio são entre outras, atitudes e qualidades de quem é chamado, de quem tem o contato, uma experiência do encontro com Deus e escuta ao seu apelo.
Essas qualidades são graça divina e esforço de quem é chamado. De quem vai se deixando guiar pela voz interior, pela voz de Deus e pela realidade concreta.
Certamente há muitas outras qualidades e personagens bíblicas que são modelos quando se trata da escuta e da resposta ao chamado. Pensemos em Maria mãe de Jesus, os apóstolos, a Samaritana, gente simples do povo. A seu modo cada uma, cada um, nos revela uma qualidade que nos ajuda a fazer o nosso caminho, o nosso processo de escuta, discernimento e resposta ao chamado.
Você foi chamado/a. E sentiu alguma vez que não estava preparado/a para o chamado. Viu que não tinha as qualidade diante de tamanha responsabilidade. Mas… sentiu uma “força” uma “vontade” de aventurar. Apareceu o medo e a pequenez? Eis um “sinal” de que você possivelmente é a “bola da vez” nos planos de Deus. Vá em frente! Provavelmente, você tem qualidades mas que ainda não as descobriu. Elas vão aparecer com o tempo. Esteja atento/a.
E enquanto isso, vai aparece alguém que te ajudará nesse processo. Ela vem ou você vai atrás dela, batendo de “porta em porta” as cegas. Esse “alguém” pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo a comunidade. Quando menos você esperar está no processo, respondendo ao chamado.
Então, diante dessa experiência do chamado e da pequenez em servir, olhando os textos citados aqui, quais as qualidades e dificuldades presentes nos textos? Fazendo um “pingue-pongue” entre os textos e sua experiência vocacional o que há em comum?
Bibliografia consultada:
– Catequese Renovada. Documento 26 da CNBB. Paulus 1983.
– CNBB. Catequese para um mundo em mudança. Documento da CNBB 73. Paulus 1994.
– Diretório Geral para a Catequese. Documento Pontifício. Paulus 2020.
Be the first to comment