Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós…

soleniAmigo internauta, como é sabido por todos, a primeira parte da Oração à Maria é atribuída às personagens do anjo Gabriel e sua prima Isabel segundo Lucas, 1,28s.42s [1,26-45]. Aí temos a primeira parte: “Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois voz entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre, Jesus.” A Segunda parte, levou um pouco mais de anos e foi composta pela Igreja. Até ser associada à essa primeira parte teve todo um processo. Há registros entre o século IV ao VI que seguramente dá uma ideia de que foi esse processo associativo.

O fato é que, a fé cristã cada vez mais se convenceu ao longo da história da sua relação filial com Maria, e como o Concílio de Éfeso proclamou: ela é a “Santa Maria mãe de Deus” e porquanto, pode e pedimos, “rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte – amém”. Assim, temos a segunda parte dessa oração que foi associada a primeira parte, se tornando, podemos dizer assim a mais perfeita oração mariana quando se trata de reconhecer em Maria a “graça” de Deus; e a graça de Maria em nossa vida.

Eis, pois, a Ave Maria, por esta oração rogamos a Mãe de Deus que olhe por nós, que seguindo o filho, clamamos da boa Mãe, seu olhar materno.

Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!