Novidades

Teresa de Calcutá – uma vida dedicada ao Senhor no contexto da pobreza

madre teresa_CalcutáPara nossos olhos e ação recordo neste artigo como pessoa profundamente espiritual do nosso tempo a Madre Teresa de Calcutá, ela sem dúvida é um exemplo de pessoa profundamente espiritual e seguidora de Jesus, defensora  da vida e servidora dos pobres de Javé.

               Em 26 de agosto (2010) se ainda estivesse viva, madre Teresa de Calcutá estaria completando 100 anos de idade. Ela nasceu em Skopje, então Albânia (hoje Macedônia) e foi adotada queridamente pela Índia, mas é, cidadã do mundo.

               Seu chamado ou descoberta da vocação aconteceu quando ainda era religiosa e se viu diante do contexto da pobreza pelo que passa as pessoas em Calcutá. Diante dessa situação deixou o convento e foi morar entre os pobres dos mais pobres. Ai se deixou interpelar pela voz do Senhor e contra toda forma de massacre da vida humana lutou bravamente, sendo muitos anos depois reconhecidos pelo mundo como uma grande mulher e santa.

                Hoje, ela é modelo de boa vontade, amor e tolerância religiosa. É sinal e mão de Deus a apontar para o mundo as soluções dos problemas. E muitos dos problemas para ser resolvido basta boa vontade, amor, dedicação e profunda abnegação de si mesmo, deixando Deus guiar nossas vidas e o destino.

                 Como mulher a frente do seu tempo, podemos aprender da madre a grande lição da solidariedade, da fraternidade, da oblação, do amor prático, e limpar aquilo que nos remete ao egoísmo, fechamento, corrupção e uma religiosidade falsa que não gera qualidade de vida.

Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação aos excluídos e abandonados – reconhecida e admirada por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por alguns países submetidos ao marxismo – Madre Teresa foi encontrar-se com o Senhor de sua vida e missão no dia 5 de setembro de 1997. Sua despedida atraiu e comoveu milhares de pessoas de todo o mundo durante vários dias. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Mundial das Missões.

Para nossa meditação deixo algumas frases da madre:

“ O bem que você faz hoje muitas vezes é esquecido pelas pessoas amanhã. Faça-o assim mesmo”

“Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”

“Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.

Deixe uma resposta