Novidades

O Catequista de Adulto e Sua formação pessoal.

           grupo4 O catequista de adulto é um agente da Catequese e por conseqüência da Igreja. Então, quando ele fala, ensina, o faz em nome da Igreja. Ele não é catequista para si mesmo. Ele é catequista da Igreja. Seu ministério exerce por envio da Igreja. Por isso, por ela deve ser preparado para o ministério que exerce. Isto significa que, o catequista de adulto deve se preparar, conhecer a realidade do seu catequizando, deve conhecer o conteúdo com o qual trabalha e saber usá-lo, deve conhecer sua ferramenta de trabalho. Deve conhecer também as aspirações dos homens e mulheres do seu tempo, da realidade em que vive. O catequizando estimulado por seu catequista participa ativamente da comunidade eclesial e sente-se motivado a dar testemunho de sua fé no meio em que vive.

            É importante que, o catequista estimule-se a sim mesmo quanto a sua própria formação, procurando livros, revistas, cursos online e procurando na sua paróquia e diocese o que ela tem para lhe oferecer nesse sentido. Um catequista bem formado, instruído, é sinônimo de catequizando bem preparado, nem sempre é assim, é claro, mas toda regra há exceções.

            Por isso, catequista e catequista de adulto, aposte na sua formação. Aqui na diocese de Caruaru temos o ITEC (Instituto de Teologia de Caruaru) a nível acadêmico, em nível mais prático, ma linguagem própria da catequese e bem bíblico-catequético temos o ENFOC (Escola: Núcleo de Formação Catequética) que acontece um vez por mês nas Regiões Pastorais, além é claro das iniciativas das paróquias na área da formação. O importante é não ficar alheio a caminhada, sozinho, pensando que você é o cara, o que faz bem, melhor e que a igreja devia ser assim ou assado. Não seja um catequista de “achismo” “eu acho isso, acho aquilo”, mas um catequista formado e formador de consciências, consciências cristãs, pois é Jesus e o Reino que interessa, a Igreja é apenas sinal, depositária e missionária de ambos. E nós somos e fazemos parte dessa Igreja-Corpo de Cristo, e em nome dela exercemos da melhor maneira possível nosso ministério.