Novidades

Expectativas, Previsões, Sonhos, Realizações, 2012!

2012O ano de 2012 começa bem movimentado. A vivência cristã em nosso país, região (NE-2) e em nossa diocese tem muito que anunciar, promover, denunciar, protestar, compartilhar, evangelizar, celebrar, transformar.

Em janeiro, temos a caminhada da Cruz do JMJ 2013 passando pela nossa diocese e região; ainda nesse mês teremos o Encontro Regional NE-2 de Catequese em Areias-PB sobre a formação de catequistas para a tarefa da iniciação cristã;

Em fevereiro, a região pastoral sul e oeste de nossa diocese de caruaru dará início as atividades da Escola de Catequese (Enfoc); também haverá os retiros durante o período de carnaval em preparação para a vivencia da Quaresma em vista da Páscoa do Senhor;

A propósito, A CF desse ano tem como tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Em março, começa a Escola de Catequese na região pastoral centro e norte de nossa diocese; além, é claro, do período forte da páscoa se estendendo até o mês de abril e maio;

Falando em abril, estaremos vivendo nesse mês a Páscoa, enquanto vem sorrateiramente chegando às nossas portas outro momento forte à frente, em nossa região: o são João. Por aqui, essa festa é muito badalada no meio do povo e excelente para o comercio…

Ah! Maio? Mês cheio de sonhos e realizações, bom para o comercio, principalmente para noivas e mães, mas, excelente para a vivencia da experiência do amor de Deus a partir da ótica feminina, de modo especial Maria, Maria mãe, Maria do povo, Maria de Deus…

E Junho? Esse nem se fala… por aqui, é frenético. A cidade de Caruaru e toda a região muda e existe um ar diferente; é festa o mês inteiro. É um tempo excêntrico, mas para a Catequese é momento oportuno de vivenciar profundamente o amor de Deus, de evangelizar, cultivar e espalhar valores familiares, cristãos, da vida e do reino…

E assim vamos chegando ao segundo semestre. Mas esse deixa pra depois… Por enquanto, devemos lembrar também as prioridades assumidas a partir de nossa ultima assembléia: juventude; infância e adolescência missionária; formação; comunicação; e o ministério da palavra. Com essas prioridades e a partir das urgências que nos foi colocada pela CNBB: a Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa de iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; a Igreja: comunidade de comunidades; a Igreja a serviço da vida plena para todos; queremos viver esse ano com profunda fé, esperança e caridade.

Eis, um olhar rápido, uma previsão e expectativa que ofertamos a Deus, no serviço aos irmãos, para a realização da vida e do reino. E então, quais as suas previsões? Quais as suas expectativas? Sua disposição para vir e com ‘pé e fé na caminhada’ ser protagonista desses fatos e história marcando profundamente 2012?

Deixe uma resposta