Novidades

Êxodo: a travessia passo a passo, o caminho se faz!

Exodo-3“Êxodo significa saída. O tema do êxodo possui profundo sentido teológico, pois revela que o Senhor é o personagem central da história. Ele está presente nos acontecimentos como libertador que supera o poderoso concorrente, o faraó do Egito.

Qual a época histórica do êxodo do Egito? Calcula-se que ele ocorreu por volta de 1250 a.C, durante o domínio do poderoso faraó Ramsés II que reinou por 67 anos. Houve, na verdade, vários êxodos. Um grupo foi expulso (cf. Ex 13,17), outros fugiram (cf. Ex 14,15). O êxodo do grupo que saiu sob liderança de Moisés foi o mais importante e por isso é narrado muitas vezes. A época em que ele aconteceu foi um período de grande expansão e domínio do Egito, também sobre Canaã e os reinos vizinhos. Havia muita escravidão e miséria, por isso surgiram focos de revolta em vários lugares. A Bíblia nada informa sobre a época e o nome do faraó.  No início, as histórias foram contadas e transmitidas nas rodas de conversas. Por volta de 750 a.C, já havia alguns escritos.  Grande parte dos livros de Êxodo e Números foi formada a partir do cativeiro de Babilônia (587-538). O Pentateuco só ficou pronto por volta de 400-350 a.C. O objetivo dos autores era teológico. Queriam mostrar como Deus acompanhou e se revelo na história, como o povo vivia sua relação com Deus e seu projeto de libertação em diferentes situações.

Fonte: Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9). Travessia: passo a passo o caminho se faz (Ex 15,22-18,27). Edições CNBB, 2011. Página 11.

Deixe uma resposta