Novidades

Curtir

            feedbackCurtir é gostar de algo ou alguém. Significa que em linhas gerais você compactua, se compromete, concorda, aceita algo ou alguém. Na internet é comum, especialmente nas redes sociais, as pessoas curtir aquilo que se publica, isto é, uma resenha, um pensamento, uma charge, uma foto, um desenho, uma música ou alguma situação anedótica, bizarra e/ou cômica. Até ai tudo bem!

            O problema começa e aqui é disso que falo, quando, passamos a “curtir” ideias e coisas que, nem se quer lemos ou nos damos conta do seu significado, objetivo e consequências. Muitas vezes por conhecer o autor de tal e tal coisa curtimos sem sequer tomar conhecimento do que se trata. E até muitas vezes o autor espera um comentário, uma manifestação que crie feedback, uma interação que resulte em algo a mais… mas, só aparece o “curtir”!!!???!

           Interessante é “curtir”, mas também, deixar registrado seu pensamento, sua opinião, uma vez que o autor expressou sua opinião e gostaria de ver outras comentando, compartilhando, debatendo, interagindo, até porque, isso cria um diálogo rico de ideias que pode levar a outras ideias e formas de agir e interagir. Não achas? Mas isso acontece muito pouco comparado ao curtir. Por isso, levanto essa questão para nossa reflexão!

            É questão de respeito, de aprendizado, de valorização, e faz parte do processo da comunicação haver um feedback entre os interlocutores. Isto é, que haja uma reciprocidade no processo de comunicação seja ela oral, escrita ou visual. Quando expressamos de alguma forma e por diversos meios nossa opinião desejamos que outros a expresse também, criando uma cultura do diálogo, caso contrário, não há comunicação. Por isso, é importante curtir, faz parte do processo, mas, sobretudo, comentar, compartilhar também, principalmente comentar, pois, o ser humano tem como característica fundamental constituída em seu ser, a palavra. A palavra funda a comunicação e pode mudar para melhor ou para pior o mundo. Ela é a primeira forma de ação, o pensamento expresso em som, imagem, vídeo, etc. E você? Não curte ler, refletir, curtir, e passar a mensagem, uma ideia adiante? Que tal? Vamos valorizar também outras formas de comunicação, entre elas a escrita, comente, comente bastante, pois só assim, podemos criar uma rede feedback de comunicação genuína e não meramente repetidores de coisas e coisas, sem saber o que está curtindo ou compartilhando.

            Curta essa ideia!!! Comente!!! Compartilhe!!! Comente!!!

1 Comment on Curtir

  1. Fato!
    Com o crescimento da tecnologia os usuários tem utilizado formas de comunicação mais rápidas, porem essas formulações acabam deixando o usuário mais preguiçoso.
    Antes tinhamos vícios de linguagem hoje temos vício tecnológicos.
    Hoje se escreve HJ, Você agora é VC,também = TBM e assim por diante.
    Eh uma praticidade que acaba deixando o celebro um pouco mais lento em relação a sua capacidade de desempenho.
    Curtir so nao adianta é preciso receber a informação e repassa-la para que assim tenhamos fechado o círculo da informação e aprendizado.

    Na minha humilde opinião é isso, beijo e parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta