Novidades

Celebrando a democracia, celebrando a vitória!

urna“Haveremos de ver qualquer dia chegando à vitória, o povo nas ruas fazendo a história, crianças sorrindo em toda nação.” (Zé Vicente)

            Esse grito jubiloso do poeta ecoa por toda a nação. É a vitória da democracia, da liberdade, da cidadania. É eleições!

            E no Brasil, celebramos assim: com cantos, festas, comidas e bebidas, risos eufóricos e abraços, conversações e anedotas… Tudo faz parte desse momento celebrativo.

            Depois desse momento, vêm os dias comuns e pouco a pouco as coisas vão voltando ao normal, porém com uma certeza de que o futuro será sempre melhor. É assim, a estima brasileira, é assim nossa alma de povo, povo brasileiro.

            Tudo isso é fruto de uma longa caminhada histórica e de uns poucos anos de democracia, comparados aos 120 anos de turbulências entre proclamação da republica, golpes militares,  republica velha, republica nova, etc.

            O regime democrático do Brasil comparado aos dos países mais antigos é recente, é novo e frágil, todavia traz consigo uma maturidade que mesmo ainda não sendo plena respeita a vontade soberana do povo e é modelo para o mundo atual.

            Hoje, celebramos a vitória, não de um (a) líder, nem de um partido ou programa de governo, mas de uma nação frente ao seu destino. Celebramos a vitória da liberdade, da vida nos seus mais variados rostos em sua multiplicidade e pluricultural.

            Isso é inédito, é histórico, é fascinante!

            Isso é semente do Reino (Basiléia) gestando um novo amanhã!

Deixe uma resposta