Novidades

A profecia na Igreja

José ComblinO escrito do Pe. Comblin: “A Profecia na Igreja”, lançado pela Paulus, é uma obra de fascinante leitura. Com sua peculiar arte de escrever e com uma facilidade de compreensão o autor faz uma leitura histórica da profecia na vida do povo e na igreja. Ele identifica personagens e pessoas reais oriundas do meio do povo e do meio eclesiástico, mas, com uma força espiritual profética muito grande.

O autor fala com coragem e propriedade que lhe é própria. Identifica o dom da profecia em pessoas, ações e movimentos que na igreja ou a margem dela contribuíram de alguma forma para manifestar a ação de Deus, a cegueira do cristianismo e a trajetória da sociedade.

            Suas observações pertinentes demonstram com muitos argumentos o quanto o cristianismo ocidental foi omissão, traindo o evangelho, estando ao lado dos que estavam sempre no poder em detrimento da imensa maioria das populações e povos. E nesse contexto a profecia esteve sempre à margem.

Porém, contudo, de modo positivo, ele nos faz enxergar como a profecia conservou inequívoco o caminho de Jesus e do discipulado, perpassando a história até os dias atuais, subsistindo ora nos meios institucionais da Igreja, ora no meio do povo, como obra do Espirito.  Ela, de modo livre, molda aqueles que foram chamados para profetizar, sendo verdadeiros homens e mulheres muito a frente dos seus conteporaneos e conterrâneos.

Na América Latina,  a profecia dinamizou a Igreja e deu muitos mártires. Houve momentos áureos em que foi vivido à semelhança  dos primeiros tempos da igreja primitiva. Esse momento foi algo impar de uma igreja que busca ser fiel ao seu mestre e ao reino por ele pregado.

Hoje, a profecia faz seu caminho, na vida e na pratica dos cristãos comprometidos. Ela ajuda a igreja a acordar de sua inercia, de sua lentidão e ausência do mundo, sobretudo do mundo dos pobres e marginalizados. Seu caminho (o da profecia) é sempre o da contradição, da busca por justiça, da fidelidade às inspirações e aspirações do mestre Jesus e do Evangelho.

Vale apena investir na leitura desse livro, nos ajuda a enxergar com mais nitidez, nos compromete mais conscientemente com a causa de Jesus e nos faz entender que devemos ser  mais  protagonistas  do que ovelhas.

Deixe uma resposta