Novidades

A fé cristã e a catequese

Por: Sebastião Catequista

A catequese é uma ação eclesial que tem por finalidade educar seus fiéis na fé. Catequese é a educação da fé. Em que consiste essa educação? Para responder a essa pergunta uma outra se impõe: o que é fé?

A fé de um ponto de vista comum é uma atitude; aquela atitude “insignt” que de um momento para outro tem o “poder” de transformar algo, alguém ou uma situação de quase-morte para vida; de uma realidade adversa em uma realidade favorável. É um momento único, um instante que pode mudar rumos.

De outro modo, a fé também é acreditar em algo ou alguém que confiamos cegamente, de forma que essa confiança estabelece um feedback onde o crente cria uma relação de dependência e assume alguns critérios em seu modo de pensar e agir, conforme essa fé exige.

A fé também se caracteriza por acreditar e aceitar verdades que se impõe na vida. Verdades de ordem moral, existencial, espiritual, que constitui sentido de vida. Para essa fé há uma hierarquia de verdades e valores a serem aceitas sem as questionar e tem sentido último. A vida se molda à ela e não ela à vida e seu fiel.

A fé cristã parte do principio fundante de um acontecimento e de uma pessoa. Na base da fé cristã está um acontecimento, uma revelação, e que constitui o berço de sua origem: a história da salvação, ou melhor dizendo, da revelação de Deus ao seu povo (cf. Ex 3,13-15); e de seu filho Jesus – homem e Deus ( Mt 1,21s; Lc 1, 30-31s; Jo 3,16s).

Desse acontecimento e dessa pessoa que irrompeu na História humana e da existência é que nasce verdades das quais constitui a tradição e o depósito da fé cristã. E essa fé tem exigências de ordem ética, moral, espiritual e humana que são imperativas para a vida e o testemunho cristão.

No começo não está uma verdade, mas um acontecimento e uma pessoa cuja “verdade” se desdobrou em tantas outras “verdades” no decorrer do tempo, mas que em nada ofusca o mistério e o conteúdo primordial dessa fé.

Aceitar a fé cristã e crer com a fé cristã é possuir e estar imbuído dessa fé milenar que fundou cultura, iluminou povos, dá sentido a vida de milhares e milhares de pessoas no planeta ontem, hoje, e amanhã.

Então, quando falamos de catequese como educação da fé estamos falando de iniciar nessa fé e nessa tradição àqueles que buscam crer e viver conforme essa mesma fé.

E a educação da fé (catequese) nos leva para dentro do mistério (mistagogia), onde o fiel faz sua própria experiência única, indizível, dinâmica da presença de Deus e do sentido de sua vida. Dessa experiência nasce então sua adesão àquelas verdades que o remete a tradição, o depósito da fé, assumindo toda ela como Igreja que é, e como comunidade da qual faz parte.

Desse modo, a fé agora assumida por ele/ela é celebrada pela divina Liturgia, pregada e testemunhada pela ação Missionária, vivida através das ações da Caridade, e aprofundada cada vez mais pelo processo da Catequese. Pois, a catequese é um processo permanente onde cada um vai amadurecendo essa mesma fé; uma vez que ela é dinâmica e não só verdades estáticas (lembra que na origem está um acontecimento, uma pessoa).

A catequese é pois, assim, o processo pelo qual a cada dia o fiel vai amadurecendo sua fé, quando a assume de fato em sua vida como algo visceral. A sua relação com o mistério e o aprofundamento do mesmo no dia-a-dia o leva para “aguas mais profundas” (cf. Lc 5,4s) de forma que ela não é só “verdades” que se acredita (como se fossem ideias, ideologia) e pronto; mas constitui algo da vida mesmo. Fé e vida não se separam, ambas em dado momento constitui uma só coisa de modo que, não dá para viver a vida sem fé e nem a fé sem a vida.

Assim, a fé cristã faz história, cria cultura, forma comunidade, porque é próprio da fé cristã a comunidade. A fé cristã é comunitária. Na comunidade e a partir da comunidade ela cresce, se alimenta, se fortalece e se expande. A fé cristã não é isolada, fria, livresca, um compêndio de verdades acadêmica, puras ideias ou ideologias… Sua base é o mistério fundante da vida e da história: Deus mesmo. E a catequese é o melhor instrumento eclesial para conhecer e aprofundar a fé cristã. A catequese consiste, pois, num processo pedagógico permanente que leva o fiel a conhecer, , experimentar, experienciar, viver, celebrar, testemunhar aprofundar essa fé.

Deixe uma resposta